| 30/10/2005 12h42min
Especialistas das 21 economias que formam o Fórum de Cooperação Econômico da Ásia e do Pacífico (Apec) se reúnem amanhã em Brisbane, no nordeste da Austrália, para coordenar os trabalhos sobre uma possível pandemia de gripe aviária.
A Austrália organiza esta reunião de dois dias a portas fechadas porque "a gripe aviária não respeita fronteiras e exige cooperação local, regional e mundial", disse hoje o primeiro-ministro australiano, John Howard, em artigo publicado pela agência de notícias AAP.
Presidida pelo vice-secretário do Departamento de Comércio e Assuntos Exteriores australiano e embaixador de seu país no Apec, Doug Chester, a conferência reunirá pela primeira vez todos os especialistas em coordenação e gestão de desastres e profissionais de saúde das economias desse bloco regional.
Os participantes avaliarão a possibilidade de fechar fronteiras, dado que em muitos dos países do Apec a doença ainda não chegou, segundo fontes da organização. Neste sentido, o ministro de Saúde australiano, Tony Abbott, advertiu neste fim de semana que "o turismo internacional poderia ficar completamente paralisado se houvesse uma pandemia".
Os presentes na reunião levarão em consideração, além disso, a distribuição de antivirais e a manutenção dos serviços essenciais em caso de uma epidemia. Também serão avaliados os diversos níveis de ação a serem aplicados em distintas situações de perigo. A intenção dos organizadores é que se estabeleçam respostas coordenadas.