| 26/10/2005 14h24min
Os preços dos produtos importados devem cair 20% este ano nos supermercados, acompanhando a desvalorização do dólar. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira, os preços dos panetones devem ser reajustados em até 5% neste final de ano e os das aves em 10%. Oliveira disse que os supermercadistas aumentaram os pedidos às indústrias, esperando aumento nas vendas.
Segundo uma pesquisa com 500 empresas, no que se refere às compras de final de ano, considerando Natal e Ano Novo, 66% dos entrevistados aumentaram os seus pedidos à indústria em relação ao ano anterior. Outros 31% mantiveram as suas encomendas no mesmo patamar das praticadas em 2004 e, apenas 3%, disseram que suas compras de Natal ficaram abaixo dos níveis praticados no ano passado.
Em brinquedos, 45% dos entrevistados informaram que mantiveram os mesmos níveis de compra de 2004. Os outros 45% afirmaram que compraram, em média 17% mais brinquedos este ano. Os supermercadistas já venderam mais brinquedos nas lojas, mas perderam espaço para o comércio ilegal, de contrabando.
Já em relação às aves, 72% dos entrevistados disseram que aumentaram as suas compras de chester. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados afirmaram que compraram mais Peru e 64% disseram que compraram mais frango congelado. Ainda segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados disseram que aumentaram em média 11% as compras de pernil e 48% disseram que aumentaram em 10% a compra de lombo.
AGÊNCIA O GLOBO