| 26/10/2005 14h08min
As vendas do comércio varejista caíram em setembro na região metropolitana de Porto Alegre. Pesquisa da Fecomércio indica queda de 1,65% em comparação com agosto e 6% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Os empresários esperam melhores resultados no último trimestre para fechar o ano com resultados iguais aos de 2004. Em setembro, aumentou a opção de compras a prazo, com queda nas a vista e no cartão de crédito.
Supermercados estão otimistas quanto às vendas de dezembro
Setor espera crescimento de 3% a 5% no último mês de 2005
Depois de passar boa parte de 2005 com as vendas em queda, os donos de supermercados acreditam que o humor do consumidor deve melhorar com a queda dos juros. À reação esperada o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira dá o nome de "bolha de otimismo", fenômeno que deve ocorrer no final do ano, principalmente em dezembro.
– Apostamos no aumento da venda física. O consumidor estará mais estimulado a comprar com a queda a taxa de juro. Acho que em 2005 teremos uma situação atípica e uma bolha de otimismo – disse Oliveira.
A expectativa é que as vendas do setor cresçam de 3% a 5% em dezembro. O aumento será de 10% a 12% nos 10 dias que antecedem o Natal. Tradicionalmente, as vendas em dezembro são importantes para o setor e representam de 12% a 15% do total comercializado em todo o ano. Há sempre um grande apelo para as cestas e os presentes de final de ano.
De acordo com o presidente da Abras, muitas vezes o consumidor não entende tecnicamente o que representa a queda na Selic, mas sabe que alguma redução poderá ocorrer na taxa cobrada no crediário e no cheque especial. A redução do dólar também deve favorecer o aumento das vendas, principalmente de importados.
O presidente da Abras disse que a continuidade da queda nas taxas de juros deve criar otimismo no consumidor. A taxa Selic caiu pelo segundo mês consecutivo e ficou em 19% ao ano. A expectativa é e novas reduções até o final do ano. Como disse Oliveira no mês passado, será o melhor Natal dos últimos 3 ou 4 anos. As vendas reais devem crescer 2% este ano e o faturamento chegar a R$ 105 bilhões ou R$ 108 bilhões.
Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas acumulam alta de 2,18%. O resultado de setembro não foi nada bom. As vendas caíram 1,39% sobre o mesmo período de 2004. Foi a Segunda maior queda do ano, na comparação com os mesmos meses de 2004. Em abril, as vendas reais caíram 3,22% sobre abril do ano passado. Isto ocorreu porque a Páscoa este ano foi comemorada em março.
– Outubro e novembro apresentarão queda no acumulado, mas haverá reversão em dezembro, o que permitirá que o ano encerre com alta de 2% nas vendas. A queda nas vendas entre agosto e setembro correu por problemas sazonais, já que não houve feriado em agosto, mês que tem também um dia útil a mais – disse Oliveira.
AGÊNCIA O GLOBO