| 26/10/2005 12h31min
Um paciente procedente da Ásia foi internado em um hospital da ilha francesa de Reunião, no oceano Índico, afetado possivelmente da gripe aviária. A informação foi divulgada hoje pela Prefeitura (delegação do governo) da região.
Segundo um comunicado, o cidadão foi internado na segunda da semana passada com uma forte tosse. Foram feitos exames para detectar o vírus H5N1 no nariz e na garganta. O resultado foi considerado duvidoso o primeiro e, positivo o segundo.
O doente, de 43 anos, tinha feito uma viagem à Tailândia, um dos países afetados pela gripe aviária. Ele estava acompanhado de outras 19 pessoas, entre os dias 12 e 19 de outubro. No sábado, ele foi internado em estado febril com fortes dores de cabeça.
A prefeitura da ilha indicou que o paciente permanece hospitalizado em observação e sob um tratamento anti-viral à espera dos resultados do laboratório de referência sobre a gripe. Segundo o governo, já que a gripe aviária não é transmitida entre humanos, não foram adotadas outras medidas de precaução com as pessoas próximas do doente nem com a população da ilha.
As 19 pessoas que fizeram a viagem junto com o paciente foram interrogadas sobre seu estado de saúde, o que deu como resultado dois casos de sintomas gripais. Os resultados dos testes nestas pessoas ainda não foram divulgados.