| 26/10/2005 08h17min
A Autoridade de Segurança Alimentar Européia (EFSA) pedirá hoje à população que não consuma ovos crus e que cozinhe o frango muito cuidadosamente para reduzir o risco de contrair a gripe aviária. As orientações foram publicadas hoje no Financial Times.
As advertências da EFSA chegam em um momento em que a indústria avícola do continente, estimada em mais ou menos 15 bilhões de euros, enfrenta a queda das vendas e a preocupação dos consumidores sobre a gripe aviária.
– Não temos provas de que as pessoas possam contrair o vírus através da digestão. No entanto, não podemos excluir que, teoricamente, isso aconteça – assinalou o diretor de ciência da EFSA, Herman Koeter, ao Financial Times.
A EFSA indicou que suas recomendações coincidem com a posição da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outras organizações científicas.
Na Itália, o consumo de carne de frango caiu 40% no mês passado, enquanto os produtores franceses estão preocupados com o mercado do "foie gras", já que 70% é vendido no período natalino, acrescenta o periódico.
AGÊNCIA EFE