| 25/10/2005 09h46min
O dólar à vista abriu em alta de 0,09% nesta terça-feira, cotado a R$ 2,261 na compra e R$ 2,263 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam em alta e o risco-país recua 6 pontos, para 367 pontos centesimais.
O mercado financeiro brasileiro continua atento ao cenário internacional, que nos últimos dias deu uma trégua aos emergentes. No início desta semana, o destaque foi a escolha de Ben Bernanke como o novo presidente do Federal Reserve, nome bem aceito pelo mercado local.
Com isso, o mercado de ações pôde recuperar boa parte das perdas das últimas semanas, quando o temor de um estreitamento da liquidez internacional causou estragos.
Os títulos da dívida externa e o risco-país também melhoraram e o dólar apresenta oscilações leves ou moderadas, mesmo com as compras do Banco Central. A balança comercial mostra que tem fôlego para produzir superávits, mesmo com a ameaça do boicote à carne, devido à febre aftosa.
Internamente, uma das expectativas para os próximos dias é com a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que na semana passada reduziu os juros brasileiros em 0,50 ponto percentual.
AGÊNCIA O GLOBO