clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/10/2005 14h12min

Bush proporá hoje o sucessor de Alan Greenspan no FED

Analistas não descartam a escolha de candidato surpresa de sua confiança

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, proporá hoje o sucessor de Alan Greenspan à frente do Federal Reserve (FED, banco central americano), segundo fontes governamentais. Greenspan se aposentará no dia 31 de janeiro após mais de 18 anos como diretor da política monetária do país.

Após uma reunião com seu gabinete, Bush disse que anunciaria "em breve" o nome da pessoa escolhida, que deverá ser ratificado no cargo pelo Senado. No entanto, fontes governamentais que não quiseram ser identificadas disseram que o anúncio acontecerá às 15h (horário de Brasília), em uma participação do presidente programada hoje pela Casa Branca.

O favorito de Wall Street é Ben Bernanke, de 52 anos, que era um dos governadores do Fed até abril, quando Bush o nomeou presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca (CEA, na sigla em inglês). Os outros dois nomes mais citados para substituir Greenspan também dirigiram o CEA.

Um é Martin Feldstein, professor da Universidade de Harvard de 65 anos, que assessorou o presidente Ronald Reagan, e se opôs aos déficit fiscais daquela época, embora tenha apoiado os cortes de impostos de Bush.

Um dos principais apoiadores dessas reduções de impostos é o outro nome mais mencionado, Glenn Hubbard, de 46 anos, decano da Faculdade de Negócios da Universidade de Colúmbia, que liderou o CEA de 2001 a 2003.

No entanto, os analistas não descartam que Bush escolha um candidato surpresa que tenha sua confiança embora não tenha as credenciais estelares dos outros. As hipóteses foi reforçada depois que o presidente nomeou para a Corte Suprema Harriet Miers, que nunca foi juíza, mas é amiga, advogada pessoal de Bush e atual assessora legal da Casa Branca.

Entre outros nomes mencionados, embora com menos freqüência que Bernanke, Feldstein e Hubbard, estão Roger Ferguson, de 53 anos, o atual vice-presidente do FED; John Taylor, de 58 anos, ex- "número dois" do Tesouro; e Donald Kohn, um membro do Conselho do FED.

Também foi cogitado o ex-secretário do Tesouro Robert Rubin, de 67 anos, atual presidente do Citibank, embora seja democrata e tenha apoiado o senador John Kerry, o oponente de Bush nas eleições de 2004.

AGÊNCIA EFE
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.