| 24/10/2005 20h30min
Telemar e Limeira se enfrentam às 20h10min desta terça, dia 25, na partida de estréia da Nossa Liga de Basquete (NLB). Assim, a competição que vai de encontro com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) dá a partida com um jogão entre atual campeão brasileiro e o vice-campeão paulista.
A partir das 18h, terá início o evento de abertura da competição, com a presença de quatro dos maiores ídolos da história do basquete brasileiro: Oscar Schmidt, Hortência Marcari, Magic Paula e Janeth Arcain.
A partida preliminar será entre duas equipes femininas compostas pelas principais jogadoras dos seis clubes que disputarão o campeonato feminino da NLB. O jogo contará com a participação especial da jogadora da WNBA, Janeth Arcain, de 36 anos, veterana de quatro olimpíadas e campeã mundial em 1994. Haverá ainda uma apresentação especial da Liga Urbana de Basquete (LUB), ONG que promove o basquete de rua, que fará uma apresentação de streetball.
– Vamos promover o melhor campeonato de basquetebol do Brasil, com bons jogos, atrações para o público, transmissão de TV e, acima de tudo, democracia e transparência, que é o que o nosso basquete mais precisa – afirmou Oscar, presidente da NLB.
O campeonato masculino da Nossa Liga será disputado em duas conferências (Sul e Norte) e, pela primeira vez na história do basquete brasileiro, as equipes disputarão um campeonato com regulamento, formato de disputa e tabela democraticamente definidos pelos próprios clubes.
Na Conferência Sul estão Corinthians (RS), Ulbra/Mogi (RS), Maringá (PR), São José dos Pinhais/Keltek (PR), Uniara/Araraquara (SP), Hebraica (SP), Guarujá (SP), Santa Maria/São Caetano (SP) e Esportiva Sanjoanense (SP). Na Conferência Norte estão Paysandu (PA), Teresinense (PI), Saldanha da Gama (ES), Cetaf (ES), Telemar/Rio de Janeiro (RJ), Liga Macaense (RJ), Winner/Limeira (SP), Casa Branca (SP) e Rio Preto (SP). Estados que jamais tiveram chance de participar de um campeonato nacional de basquete, como Pará e Piauí, terão essa oportunidade pela primeira vez.
O formato de disputa do campeonato mescla o sistema da NBA com um modelo já adotado no campeonato italiano. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das próprias conferências em turno e returno. Na segunda fase, as equipes classificadas formam quatro grupos e a disputa acontece dentro de cada grupo.
Os oito melhores da segunda fase já estarão nos playoffs, enquanto uma repescagem dará a oportunidade de mais quatro equipes se classificar para a fase final. O objetivo é que cada equipe jogue pelo menos 20 vezes no campeonato. Estarão em disputa cinco troféus: o de campeão de cada conferência, o de campeão da repescagem (torneio de verão), o da Copa NLB e o de campeão da Nossa Liga de Basquetebol 2005/06.
A NLB vai de encontro com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que decidiu os clubes participantes da Nossa Liga de ceder jogadores para a Seleção Brasileira. O campeonato da CBB começa em dezembro e ainda não foram definidas as equipes participantes, nem o regulamento.
AGÊNCIA PLACAR