| 21/10/2005 18h07min
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, pediu a proibição da entrada de produtos animais de outros Estados no Rio Grande do Sul. Sperotto defendeu o fechamento da divisa com Santa Catarina após a confirmação de focos de aftosa no Paraná.
– Estávamos justamente tratando de ações preventivas a serem adotadas e analisando um quadro de flexibilização, mas diante da confirmação de focos de aftosa no Paraná temos uma decisão de assembléia que será encaminhada à Secretaria de Agricultura. A decisão do conselho da Farsul é de fechamento pleno da divisa com Santa Catarina, em sentido preventivo.
Sperotto destacou que a medida é necessária porque Santa Catarina não vacina seu rebanho contra a aftosa, o que aumenta o risco de disseminação da doença e de sua aproximação do Rio Grande do Sul.
– Como medida complementar também vamos buscar junto à Secretaria de Agricultura e do governo do Estado uma vacinação em massa de animais de regiões próximas à divisa, como medida de prevenção, antecipando o calendário de vacinação – destacou Sperotto.
RÁDIO GAÚCHA