| 21/10/2005 03h09min
O Governo da Tailândia anunciou ontem um novo caso de morte por gripe das aves, um ano após a morte da última pessoa por esta doença e quando sua estratégia para lutar contra o vírus parecia dar bons resultados.
O primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, disse que a vítima, um homem de 48 anos, identificado como Bangon Bhenpat, morreu após matar e consumir um frango infectado com o vírus H5N1 na província de Kanchanaburi, cerca de 100 quilômetros a oeste de Bangcoc.
- Os resultados dos exames de laboratório, que chegaram à meia-noite, deram positivo - disse o primeiro-ministro durante uma entrevista coletiva.
O homem foi internado no hospital no domingo com sintomas similares aos da pneumonia, poucos dias após cozinhar para um grupo de amigos vários frangos procedentes do galinheiro de seu vizinho.
O diretor-geral do departamento de Doenças Contagiosas, Thawat Suntrajan, explicou que o resultado dos exames
de gripe aviária deram positivo em um número
indeterminado de frangos em várias granjas de Kanchanaburi.
Os médicos temiam ontem pela vida de um dos filhos da vítima, de sete anos. Ele foi internado no hospital quase ao mesmo tempo que seu pai, após ser afetado por uma alta febre e uma infecção pulmonar.
- Podemos suspeitar que o menino tenha contraído a gripe aviária, no entanto os exames deram negativo - disse o chefe do departamento de Doenças Contagiosas.
Focos da epidemia eram
considerados controlados
O anúncio de uma nova vítima fatal da gripe das aves acontece apenas um dia após o primeiro-ministro do país declarar que considerava controlados os focos da epizootia surgidos ao longo da semana em pelo menos 10 províncias, principalmente da região central do país.