| 19/10/2005 12h02min
O deputado Darci Coelho (PP-TO) lê hoje, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, seu relatório beneficiando o deputado José Dirceu (PT-SP). Coelho aceitou o recurso do ex-ministro contra a decisão do Conselho de Ética de pedir a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar.
Dirceu alega que o Conselho impediu o PTB de retirar a representação apresentada pelo partido contra ele. O relatório apresentado por Coelho ainda será votado pela CCJ e, se aprovado, o processo pode ser suspenso. Como os membros do CCJ pediram vistas ao parecer, a avaliação no órgão foi marcada para a próxima terça, na véspera da votação do processo de cassação do ex-ministro no Plenário da Câmara.
Há cerca de um mês, o presidente do PTB, Flávio Martinez, entrou com recurso pedindo que fosse suspenso o processo contra Dirceu. No entanto, antes da chegada do recurso, o Conselho de Ética se reuniu e decidiu que não cabia o pedido. Se aprovada, a decisão pode beneficiar também o deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) já que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também pediu a retirada da representação contra ele. A representação também foi impedida de ser retirada pelo Conselho.
AGÊNCIA O GLOBO