| 11/10/2005 20h26min
O Conselho Técnico da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e representantes de 12 clubes definiram nesta terça, dia 11, os grupos e a tabela do Estadual da Série A-1 2006, em Balneário Camboriú (veja no quadro no final do texto os confronto do turno da primeira fase).
Os 12 times foram divididos em duas chaves. O grupo A terá Avaí, Figueirense, Atlético de Ibirama, Guarani, Chapecoense e Juventus. A chave B será composta por Criciúma, Joinville, Marcílio Dias, Metropolitano, Caxias e Brusque.
Desta forma, os clássicos catarinenses, como Avaí x Figueirense ou Criciúma x Joinville, acontecerão ainda na primeira fase da disputa.
A fórmula da competição será a mesma do ano passado, como prevê o Estatuto do Torcedor, segundo o qual a forma de disputa de um torneio não poderá ser alterada antes da realização de duas edições seguidas. Com isso, os dois grupos se enfrentarão em turno e returno, entre 11 de janeiro e 12 de fevereiro.
Os quatro times mais bem colocados em cada grupo serão divididos em dois quadrangulares, também em turno e returno. Duas equipes sairão de cada chave para a disputa das semifinais no sistema mata-mata. As finais estão marcadas para os dias 2 e 17 de abril.
Segundo a FCF, a primeira fase será disputada com jogos às quartas e aos domingos. A rodada de abertura ocorre no dia 11 de janeiro, uma quarta-feira, às 20h30min, com os confrontos Figueirense x Atlético, de Ibirama; Juventus x Avaí; Chapecoense x Guarani; Marcílio Dias x Criciúma; Joinville x Metropolitano e Caxias x Brusque.
O primeiro clássico entre as equipes da Capital ocorre no dia 22 de janeiro, um domingo, com o confronto no Estádio da Ressacada, entre Avaí e Figueirense. No dia 1º de fevereiro, uma quarta-feira, a dupla se enfrenta no Orlando Scarpelli.
A reunião do Conselho Técnico também determinou como serão definidas as duas vagas para a Copa do Brasil em 2007. A primeira pertencerá ao campeão da Série A-1, enquanto a
segunda sairá de um confronto
extra entre o campeão da Série A-2 deste ano com Avaí e Figueirense, caso nenhum dos dois seja campeão na divisão principal. A nova regra vale para o Estadual de 2007. Para o ano que vem, as vagas continuam com o campeão e o vice da Série A-1.
Com relação à Série C, não houve mudança. O campeão da Série A-2, o time melhor colocado na divisão principal – que não disputa o Brasileiro –, e o Criciúma, rebaixado, serão os representados catarinenses no próximo ano.
CBN/DIÁRIO, RBS TV E DIÁRIO CATARINENSE