| 09/10/2005 19h09min
A Copa da Alemanha será o Mundial com o maior número de estreantes desde o fim da Segunda Guerra. Os africanos Angola, Costa do Marfim, Gana e Togo obtiveram no sábado inéditas classificações para o torneio. Na Europa, a Ucrânia já havia garantido presença pela primeira vez. Haverá outro classificado após a repescagem entre Ásia e Concacaf (Bahrein, Guatemala, Trinidad e Tobago ou Uzbequistão). Tem também outra novidade: pela primeira vez uma Copa terá três países de língua portuguesa - Brasil, Angola e Portugal.
Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, Portugal confirmou a vaga neste sábado, ao derrotar Liechtenstein por 2 a 1 em Aveiro. Em um jogo tenso, mais uma vez brilhou a estrela do treinador. Os portugueses começaram perdendo, desperdiçaram um pênalti – e tiveram outro claro a favor, mas não marcado – até Felipão tirar o atacante Cristiano Ronaldo. Vaiado, o técnico colocou Nuno Gomes no lugar da revelação portuguesa. E foi justamente ele quem marcou o gol da vitória, aos 41 minutos do segundo tempo.
– Estou muito feliz e realizado. Dedicamos a classificação ao nosso torcedor. Ele foi nosso jogador principal em alguns momentos – disse Felipão.
Também na Europa, a Holanda conseguiu a vaga por antecipação ontem, assim como Inglaterra, Polônia, Itália e Croácia. A equipe derrotou a República Checa por 2 a 0, em Praga. O resultado classificou automaticamente a Polônia. Os ingleses garantiram a vaga ao bater a Áustria por 1 a 0 em Manchester. Em Palermo, a Itália carimbou o passaporte ao vencer a Eslovênia por 1 a 0. França e a Espanha buscam a classificação na última rodada, nesta quarta.
Na África, os angolanos venceram a Ruanda e deixaram os nigerianos de fora após três torneios seguidos. Outra zebra foi a eliminação de Camarões. A equipe empatou em 1 a 1 com o Egito, com direito a pênalti desperdiçado por Wome aos 50 minutos do segundo tempo, e viu Costa do Marfim ficar com a vaga – ao fazer 3 a 1 no Sudão.
Nas Eliminatórias Sul-Americanas, Paraguai e Equador juntaram-se a Brasil e Argentina e se garantiram, neste sábado, no Mundial. A equipe paraguaia venceu a Venezuela por 1 a 0. A vaga do Equador veio com o empate sem gols com os uruguaios, em Quito. Colômbia, Uruguai e Chile brigam pelo direito de disputar a repescagem contra a Austrália.
ZERO HORA