| 29/09/2005 21h59min
O presidente argentino, Néstor Kirchner, que chegou hoje a Brasília para participar da 1ª Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações, voltará a seu país amanhã, antes mesmo da abertura do evento. Maite Oliva, chefe de imprensa da chancelaria argentina, disse a jornalistas que Kirchner tem outras atividades previstas, e que por isso retornará nas primeiras horas de sexta ao seu país.
De acordo com o cronograma oficial, o evento começará às 9h (de Brasília). Segundo Maite, Kirchner partirá uma hora antes.
O presidente da Argentina chegou a Brasília hoje às 19h, e pouco depois recebeu em seu hotel a visita do líder venezuelano Hugo Chávez. A agenda de Kirchner previa ainda um jantar oferecido pelo anfitrião brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, às delegações.
Esta não será a primeira vez que Kirchner deixa uma reunião presidencial antes mesmo da própria abertura. O líder argentino, conhecido por sua aversão às reuniões presidenciais, fez algo parecido na Cúpula Ibero-Americana de 2003, realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Na ocasião, Kirchner chegou depois da inauguração e retornou a Buenos Aires antes do encerramento. Desde então, esteve ausente na maioria das cúpulas ou, quando foi, deixou-as antes do final.