| 29/09/2005 08h40min
O novo presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), negou hoje que tenha negociado cargos ou liberação de verbas para receber o apoio do PP e do PTB. Em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, o ex-ministro da Articulação Política disse que o próprio processo de votação não teria permitido este tipo de negociação.
– Eu obtive apenas uma parte dos votos destes partidos (PP e PTB), porque é importante lembrar que estes partidos tiveram aproximadamente 150 votos no primeiro turno e a minha vantagem foi de apenas 15 votos. Ou seja, obtive uma vantagem de apenas 15 votos na soma destes partidos – analisou.
Aldo venceu no segundo turno o candidato da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL). O placar final foi: 258 a 243 votos. O novo presidente negou ainda a oferta de cargos no governo em troca de apoio:
– Não, não tivemos o apoio destes partidos no primeiro turno. E, no segundo turno, a discussão dos próprios partidos para escolher o candidato levou muito tempo. Então, essa discussão foi uma escolha política. E acho que os que votaram fizeram esta escolha e os que votaram no Nonô também fizeram a mesma escolha.