| 28/09/2005 23h58min
Na estréia de Antônio Lopes no comando técnico do Corinthians, a equipe conseguiu um grande resultado ao empatar em um gol contra o River Plate e garantir presença nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana. O gol que garantiu o time paulista na próxima etapa foi marcado pelo zagueiro Marinho, aproveitando uma sobra de bola na linha da pequena área e enfiando a cabeça para acabar com os argentinos em pleno Monumental de Nuñez. Na primeira partida os times empataram por 0 a 0 no Morumbi e o gol qualificado deu a vaga aos paulistas.
O Corinthians começou melhor o jogo, com mais posse de bola e com Carlitos Tevez a fim de cumprir a promessa que fez ao ídolo Diego Armando Maradona de marcar um gol contra o principal rival do Boca Juniors. Com uma postura diferente da primeira partida, o alvinegro de Parque São Jorge quase chegou ao gol aos 4min, quando Gustavo Nery acertou o travessão de Lux com um chute da entrada da área.
No entanto, apesar de marcar forte, o time de Antônio Lopes vacilou aos 14min e deixou que Santana, na marca do pênalti, aproveitasse cruzamento da esquerda para abrir o marcador no Monumental de Nuñez. O time brasileiro sentiu o gol e enfrentava dificuldades para armar as jogadas de ataque. Os principais articuladores do alvinegro eram Roger e Eduardo Ratinho, mas estavam sempre bem marcados.
Aos 29min, Tevez, em posição de irregular, perdeu gol feito, que o goleiro adversário defendeu com os pés. Tentando pressionar o time argentino, o Timão quase chegou ao empate no fim do primeiro tempo. Hugo chutou de fora da área e o goleiro deu rebote. Gustavo Nery, impedido, aproveitou o vacilo do adversário, mas chutou para fora.
Na etapa final, o Corinthians voltou melhor, pressionando o River no campo de ataque. Aos 6min, boa jogada do alvinegro. Tevez recebeu dentro da área, girou em cima do zagueiro e bateu para fora. Embora tivesse mais a bola nos pés, o alvinegro errava muitos passes e desperdiçava muitas chances de marcar.
Na metade do segundo tempo, o River tomou as rédeas da partida e quase chegou ao segundo gol. Do lado brasileiro, o Timão não conseguia arrumar espaços para a finalização e tentava chegar ao empate com chutes de fora da área.
Aos 35min, Roger teve chance de igualar o marcador após bela jogada pela esquerda, mas Lux fez boa defesa. No fim do jogo, o Corinthians tentou imprimir pressão sobre o adversário e chegou ao gol de forma dramática, aos 46min. Após cobrança de escanteio, Bruno Octávio cabeceou para Marinho, na pequena área, deixar tudo igual no Monumental de Nuñez e garantir vaga na próxima fase da competição.
Agora, a equipe aguarda o vencedor de Pumas e The Strongest, que se enfrentam na próxima quarta-feira, na Bolívia. No jogo de ida, os mexicanos venceram por 3 x 1.