| 21/09/2005 13h18min
O governo do Texas está promovendo a desocupação das cidades que estão na rota do furacão Rita. Nas últimas horas, o furacão atingiu a categoria quatro, dentro da escala Saffir-Simpson que vai até quatro, chegando a ventos de até 217 km/h.
O Rita deixou mais de 24 mil pessoas sem luz na Flórida, causando chuvas e ondas gigantes na região. Desabrigados de Nova Orleans, que voltariam para a cidade depois da passagem do Katrina, tiveram sua volta postergada devido a proximidade de um novo furacão. A cidade de Galveston decretou estado de emergência, sendo que a prefeita da cidade, Lyda Ann Thomas, ordenou a retirada imediata de mais de sete mil moradores.
O fenômeno avança em direção à Costa Sul dos Estados Unidos. Na madrugada de hoje, o furacão tinha se afastado consideravelmente do Estado da Flórida. Nesta manhã, se aproximou das ilhas de Flórida Keys, que sofreram com tempestades e ondas gigantes provocadas por fortes ventos.
Próximo ao extremo-sul da Flórida, Cuba também sentiu ontem a força do furacão. No litoral do centro e oeste, incluindo Havana e o balneário de Varadero, caíram fortes chuvas com ventos de 160 km/h, levando à remoção de quase 230 mil pessoas.
AGÊNCIA AP