| 20/09/2005 22h45min
A prefeita de Galveston (Texas, EUA), Lyda Anna Thomas, decretou hoje estado de emergência na cidade. Devido à aproximação do furacão Rita à região, ela ordenou a evacuação obrigatória de alguns estabelecimentos e localidades.
A partir das 6h de amanhã (8h de Brasília), todos os asilos terão que ser evacuados. Segundo a rede de televisão CNN, Thomas anunciou também que as evacuações obrigatórias se estenderão a outras partes da cidade a partir das 18h (20h de Brasília).
A cidade de Galveston, cerca de 60 quilômetros a sudeste de Houston, lembra neste mês o 105º aniversário da chegada de um dos furacões mais fortes da história dos EUA, que provocou a morte de aproximadamente oito mil pessoas. As autoridades locais já estão tomando medidas de precaução para reagir com rapidez e eficácia a um eventual impacto do furacão Rita.
O fenômeno segue em direção ao Texas, depois de ter atingido a região de Flórida Keys. As últimas previsões indicam que o furacão ameaça especificamente a área petroleira de Galveston, embora também possa afetar Louisiana e Mississippi, os estados mais castigados pelo Katrina no fim de agosto.
AGÊNCIA EFE