| 19/09/2005 12h13min
A tempestade tropical Rita, que ameaça Cuba e o sul da Flórida, chegou hoje ao arquipélago das Bahamas. Já Philippe se intensificou a leste das Antilhas Menores e se transformou em furacão. Com ventos máximos de 95 km/h, o Rita entrou no centro de Bahamas às 9h (horário de Brasília). São esperadas chuvas torrenciais e fortes ventos, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, com sede em Miami.
Enquanto isso, Philippe, o oitavo furacão da intensa temporada de ciclones no Atlântico norte, fortaleceu-se com ventos que chegam a 120 km/h. O furacão pode se intensificar ainda mais nas próximas 24 horas.
Os meteorologistas prevêem que a tempestade Rita também se transforme em furacão nesta noite ou amanhã e avance em direção ao sul do Estado da Flórida, que ainda não se recuperou do impacto do furacão Katrina, em 25 de agosto.
As autoridades ordenaram aos turistas e residentes de Florida Keys, no extremo sul da península do estado, que evacuem a região. Algumas ilhas podem ser o primeiro alvo terrestre do Rita em sua rota em direção ao Golfo do México.
As autoridades suspenderam as aulas, fecharam os tribunais e as repartições públicas e iniciaram uma operação para acelerar a saída das pessoas que desde domingo começaram a transitar pela única estrada que une Florida Keys à terra firme.
Na ativa temporada ciclônica do Atlântico norte, que começou em 1º de junho e terminará em 30 de novembro, formaram-se até agora 17 tempestades tropicais e oito furacões: Dennis, Emily, Irene, Katrina, Maria, Nate, Ophelia e Philippe.
Dennis e Emily alcançaram a categoria quatro da escala Saffir-Simpson, e Katrina chegou à categoria cinco, a máxima.