| 18/09/2005 15h37min
Três semanas depois da devastação causada pelo furacão Katrina, a burocracia segue afetando a reconstrução de Nova Orleans. Esses impecilhos deixam milhares de norte-americanos desabrigados e sem serviços básicos.
A informação foi divulgada hoje por uma ampla reportagem do jornal The Washington Post. Diante da pouca atenção das autoridades estaduais e federais, as cidades e condados se encarregam de ajudar às vítimas. A matéria entrevistou autoridades locais e estaduais, especialistas em política pública e sobreviventes do desastre.
As necessidades de moradia, escolas, assistência médicos e empregos superam a capacidade das autoridades locais para amparar os desabrigados, mas a falta de união acaba duplicando o trabalho. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, prometeu uma série de iniciativas para ajudar aos desabrigados, entre elas pagamento de US$ 5 mil aos desempregados.
No entanto, os esforços iniciais para entregar a ajuda prometida foram marcados pela confusão, ineficácia e desorganização. O jornal cita também um exemplo em Houston (Texas): os abrigos estão longe do centro da cidade, que é difícil para os desabrigados procurar trabalho. No Mississippi, os desabrigados esperam ajuda para moradia, mas a falta de acordos e os problemas de comunicação entre as autoridades locais e federais dificultam o processo.
AGÊNCIA EFE