| 02/09/2005 20h33min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, admitiu hoje que houve erros nas operações de emergência colocadas em prática para socorrer os milhares de desabrigados pelo furacão Katrina. O presidente norte-americano prometeu ajuda e garantiu que Nova Orleans voltará a ser o que era.
– Estou satisfeito com a resposta, não com os resultados – disse Bush ao ser perguntado sobres as dificuldades para fazer frente à catástrofe provocada pelo furacão Katrina.
O presidente fez questão de negar veementemente a versão de que os Estados Unidos não têm capacidade para enfrentar o desastre e a guerra no Iraque ao mesmo tempo.
– Faremos as duas coisas. Temos recursos para ambas – disse.
Bush se reuniu com o prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, para assegurar que a situação irá mudar. Antes de chegar a cidade, o presidente dos EUA sobrevoou as costas do Mississippi e fez uma pequena escala na cidade de Biloxi, uma das mais afetadas pelo furacão. O presidente conversou com alguns dos desabrigados, aos quais consolou e prometeu ajuda.
A impressão que Bush teve foi de que "toda a costa do Golfo (do México) foi arrasada pelo pior tipo de arma imaginável". Ele pediu também compreensão ao trabalho das equipes de resgate.
– As pessoas precisam entender que isto exigirá tempo. Estamos trabalhando muito. São muitas as pessoas que estão participando dessa tarefa – disse o presidente no aeroporto de Nova Orleans, onde terminou sua visita à região mais atingida pelo furacão. – Nunca esquecerei o que vi aqui.
Após ressaltar que compreende "a desolação da população de Nova Orleans", o presidente assegurou ainda que "há muita gente trabalhando e avanços foram registrados".
– A devastação irá requerer a atenção do país por um longo período.
AGÊNCIA EFE