| 30/08/2005 13h51min
O primeiro relatório parcial da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios não será apresentado nesta tarde. Na reunião entre as três CPIs em andamento – dos Correios, do Mensalão e dos Bingos –, ficou acertado que um documento conjunto será entregue até a quinta, segundo o Jornal Hoje, da Rede Globo.
O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPI dos Correios, já havia dito que faltavam alguns detalhes que "dependem de conversa" com os integrantes da comissão. O parlamentar destacou que "não tem como abafar" as investigações e que imaginar que alguns parlamentares não perderão o mandato é ignorar a opinião pública.
Encerrada o enocntro, o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que foi criada o que ele define como instância de convergência. O organismo se reunirá todas as segundas para racionalizar os trabalhos e evitar repetições de procedimentos pelas CPIs. Renan confirmou também a instituição de um banco de dados comum, que servirá para o acesso às informações colhidas nas investigações das três comissões.
Ficou decidido ainda que se dará prioridade à análise de documentos. Para isso, o presidente do Senado dispôs-se a cobrar de vários órgãos públicos, como bancos, Agência Nacional de Telecomunicações, Receita Federal e Ministério Público a remessa de informações às CPIs. Outra definição adotada na reunião foi a mudança de horário das reuniões das comissões, que começarão às 10h, e não mais às 11h30, com o aproveitamento das segundas e sextas.