clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/08/2005 15h36min

Tarso confirma desistência de candidatura à presidência do PT

Atual presidente da sigla disse não ter identidade com chapa composta por Dirceu

O atual presidente nacional do PT, Tarso Genro, anunciou agora à tarde que não irá mais concorrer à presidência do partido nas eleições de setembro. O nome de Tarso estava cotado entre os candidatos, mas o presidente não concordou em participar da mesma chapa que José Dirceu.

– É uma questão de conceito de chapa e nesse conceito predominou a visão do antigo grupo majoritário, que eu respeito mas que eu não tenho identidade política, nem identidade estratégica – justificou Tarso.

Mesmo com a permanência de Dirceu, Tarso disse que acredita que o partido sofrerá modificações, mas que elas serão mais lentas do que se houvesse uma ruptura com a “hegemonia anterior”. O presidente petista disse ainda que acredita na recuperação da sigla.

– Nós não podemos achar que um processo social e um processo político é como se fosse um processo natural. É um processo sem responsáveis, a natureza se pensa por si mesma. Na política e na sociedade não é assim. As pessoas têm de fazer escolhas.

Mais de uma vez, Tarso foi questionado sobre de quem seria seu voto. O presidente disse ter uma grande simpatia por Berzoini, mas que anunciaria depois sua decisão.

– Acho que o companheiro Berzoini (...) seria um bom nome.

Sobre a sucessão para governador do Rio Grande do Sul, Tarso foi taxativo.

– Não está na agenda a questão de 2006. Nossa agenda é de reconstrução do partido. Nós não estamos pensando em sucessão estadual agora. Se nós estivéssemos, estaríamos colocando nossos interesses acima dos interesses do partido – disse.

O atual presidente do PT disse que vai cumprir seu mandato até o final, em dezembro, e que o partido não esgota o movimento de renovação apenas com a eleição de uma nova diretoria. Ele fez diversos elogios ao presidente Lula e ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Tarso disse ainda não se arrepender de ter deixado o ministério da Educação para governar o PT por alguns meses apenas.

– Tudo vale a pena quando a alma não é pequena, como diria Fernando Pessoa. Eu não me arrependo de nada.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.