| 28/08/2005 17h36min
A seleção brasileira de basquete masculino garantiu vaga na próxima fase da Copa América de basquete depois de derrotar o Canadá por 105 x 81 (53 a 39 no primeiro tempo) pela quinta rodada da competição neste domingo, dia 28. Os jogos estão sendo realizados em Santo Domingo, na República Dominicana.
O ala/armador Marcelinho foi o nome do jogo. Ele marcou 42 pontos, pegou 11 rebotes e deu sete assistências na partida.
– Com certeza, foi a melhor partida do Brasil na Copa América e o time inteiro está de parabéns pela boa exibição. Entramos focados desde o início e mantivemos a mesma atitude durante os 40 minutos. Além disso, conseguimos colocar em prática tudo o que foi planejado pela comissão técnica. Fico feliz em ter ajudado à equipe nessa vitória e pela marca de 42 pontos, que é meu recorde na Seleção Brasileira. A partir de terça-feira cada jogo será uma decisão – comentou Marcelinho.
Com esse resultado, os brasileiros terminaram em primeiro lugar no grupo A, com sete pontos (três vitórias e uma derrota). O primeiro adversário na segunda fase, que começa na terça, dia 30, só será conhecido após o último jogo deste domingo à noite.
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. As quatro primeiras colocadas de cada chave se classificam para a segunda fase, quando as seleções de A enfrentam as de B. As quatro seleções com o maior número de pontos, na soma das duas fases, se classificam para a fase semifinal nos seguintes cruzamentos: 1º x 4º e 2º x 3º. Os vencedores decidem o título. Além da Argentina, atual campeã olímpica, a Copa América irá classificar mais quatro seleções para o Campeonato Mundial do Japão, em 2006. Somente Brasil e Estados Unidos estiveram presentes em todas as 14 edições do Mundial.
AGÊNCIA PLACAR