| 26/08/2005 22h43min
A seleção de basquete do Canadá derrotou os Estados Unidos por 92 x 76 na terceira rodada da 5ª Copa América de Basquete, que está sendo realizada em Santo Domingo, na República Dominicana. O resultado acabou não sendo bom para o Brasil, pois o Canadá passou a ter três pontos no Grupo A, enquanto os Estados Unidos ficam na primeira colocação da chave com cinco. O Brasil também soma cinco pontos, mas nos critérios de desempate, fica com a segunda colocação.
O resultado foi ruim para o Brasil, pois embolou demais a chave. Agora, os canadenses jogam neste sábado contra o Panamá e poderão chegar também aos mesmos cinco pontos. Portanto, a partida entre brasileiros e canadenses, marcada para as 14h30min (horário de Brasília) deve se tornar uma batalha pela vaga na próxima fase da competição.
A equipe norte-americana não foi nem sombra do time que derrotou o Brasil na véspera. Jogando de maneira displicente, os americanos foram dominados durante toda a partida e só
esboçaram uma reação nos
minutos finais do último quarto, quando conseguiram diminuir a diferença, que chegou a ser de 24 em favor do Canadá. Os Estados Unidos voltam a quadra neste sábado para enfrentar a seleção da Venezuela.
O destaque da partida foi o Deham Brown, do Canadá, que terminou como cestinha com 28 pontos e registrou também 9 rebotes e 3 assistências. Pelo lado americano, quem conseguiu brilhar foi Lynn Greer, que assinalou 21 pontos.
Pleo Grupo B, a seleção de Porto Rico venceu o Uruguai por 95 a 80. Com isso, a classificação ficou com Porto Rico na liderança com duas vitórias seguido da República Dominicana com 1 vitória.