| 26/08/2005 19h41min
Segundo afirmaram algumas empresas de gestão de risco americanas, a primeira chegada a terra firme do furacão Katrina ocasionou danos em bens entre US$ 600 milhões e 2 bilhões de dólares.
O Katrina, que se movimenta hoje pelo Golfo do México, entrou na última quinta-feira no litoral da Flórida com ventos de 150 km/h, o que causou danos materiais e inundações, além de blecautes em 1,5 milhão de casas e comércios.
A empresa californiana Risk Management Solutions (RMS) informou que esta primeira incidência do furacão causou danos em bens assegurados no valor de US$ 1 a 2 bilhões, segundo os primeiros cálculos.
Katrina ganhou intensidade com o passar dos dias e alcançou a categoria 2, com ventos de mais de 160 km/h. Enquanto isso, continua avançando pelo Golfo do México após deixar em sua passagem pelo menos cinco mortos e inúmeros danos no sul da Flórida.
Se continuar a mudança de trajetória, o Katrina pode chegar com força de furacão de categoria 2 ou 3 no sábado na região de Pensacola, no extremo noroeste da Flórida, atingida no último ano por cinco furacões, dois deles grandes.
Mas de 1,5 milhão de lares e empresas continuam sem provisão de eletricidade, alguns deles há quase 24 horas.
Em Miami, as autoridades informaram do encontro do cadáver de um homem, aparentemente um mendigo, com o que subiu para cinco o número de mortos por acidentes relacionados ao furacão.
AGÊNCIA EFE