| 25/08/2005 12h57min
A tempestade tropical Katrina ganha força hoje em frente à costa atlântica da Flórida, nos Estados Unidos, onde chegará amanhã como furacão, mas os meteorologistas não prevêem que o fenômeno afetará as plataformas petrolíferas do Golfo do México. De acordo com o relatório das 9h de Brasília do Centro Nacional de Furacões dos EUA, com sede em Miami, os ventos máximos da tempestade chegam a 85 km/h, com rajadas mais fortes.
O Centro de Furacões prevê que Katrina continuará ganhando força nas próximas 24 horas até se tornar um furacão de categoria um (ventos superiores a 119 km/h) da escala Saffir-Simpson, que vai até cinco. As projeções por computador sobre a trajetória da tempestade indicam que Katrina chegará, possivelmente na madrugada de sexta-feira, a uma região do norte de Broward ou do sul de Palm Beach.
A tempestade passará pela Flórida em 24 horas, perdendo força, e chegará no sábado às águas quentes do Golfo do México, onde provavelmente se fortalecerá novamente.
Após chegar ao Golfo do México, a tempestade giraria em direção à região de Panhandle, na faixa costeira noroeste da Flórida, e os estados do Alabama e Mississippi. Mas não atingiria as plataformas petrolíferas do golfo, que ficam mais a oeste, onde a tempestade chegaria na próxima segunda-feira.
Este prognóstico pode ser um alívio para o mercado de petróleo de Nova York, onde os preços do petróleo, que na quarta-feira continuavam em alta, fecharam em US$ 67,32 por barril (159 litros).