| 15/08/2005 09h45min
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) não concorda com o atual posicionamento da oposição. O parlamentar gaúcho defende uma melhor apuração ante o pré-julgamento e o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– Não acho correto analisar o impeachment agora. As CPIs devem investigar com mais profundidade: qual a origem do dinheiro, quais os corruptores e quais os corruptos. Dizer que vamos caçar é um pré-julgamento que não concordo – analisa.
Em entrevista concedida hoje ao programa Atualidade da Rádio Gaúcha, Simon lamentou que a oposição debata o pedido de afastamento de Lula antes de comprovado algum tipo de envolvimento do presidente. Ele comenta:
– Tenho rezado para que o governo Lula se recomponha. Lá adiante, se chegar a alguma conclusão aí se pode tomar uma decisão. Prefiro ver o Lula e o PT na posição de réus, do que colocá-los na posição de vítimas. Decidir pelo impeachment e depois averiguar é errado. O certo é o contrário – disse.
Simon disse também que vai propor hoje ao presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), a convocação com urgência do doleiro Toninho da Barcelona. O doleiro afirma ter enviado recursos do PT para fora do país desde a primeira campanha de Lula em 1989.