| 12/08/2005 11h41min
O presidente nacional do PT Tarso Genro declarou, no Rio, que espera um discurso de um estadista ao se referir ao aguardado pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nação nesta sexta. Tarso Genro disse que Lula deve inclusive, se for necessário, não ter receio de punir amigos.
– Nós esperamos que ele faça um pronunciamento de estadista, que é o que ele é. E diga, inclusive, da responsabilidade de pessoas que emitiam uma relação próxima a ele, ressalvando que a magistratura de um presidente da República não é para proteger amigos. É para defender a democracia e para exigir punições fortes a todos aqueles que tenham algum tipo de responsabilidade – afirmou.
O presidente nacional do partido disse ainda que não há qualquer fundamentação para a possibilidade de impeachment, cogitada mesmo que cautelosamente pela oposição, mas reconheceu que é uma suposição natural, "mesmo porque em outras ocasiões na oposição o partido também cogitou esta mesma possibilidade".
– Não há nenhuma fundamentação moral, nem política, nem jurídica para o impeachment e o PT vai se mobilizar, vai chamar toda a sua base social para afirmar a força do mandato do presidente da República.
As informações são da Agência O Globo.