| 11/08/2005 19h16min
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse hoje que o governo do presidente Lula está à deriva, "atropelado pelos fatos" que o envolvem na crise política.
– O que está acontecendo no Congresso Nacional mostra o governo à deriva. O governo está sendo atropelado pelos fatos, beneficiado, graças a Deus, por uma extraordinária liquidez internacional. Então, se tem um quadro internacional ótimo, que nós poderíamos estar crescendo celeremente 6, 7% ao ano e estamos andando meio de lado. Qual o caminho? O caminho é apurar e procurar fazer com que as coisas caminhem.
O governador paulista, um dos presidenciáveis do PSDB, criticou também o presidente Lula por seus discursos pelo país, como se estivesse em campanha eleitoral.
– Eu acho que na realidade é muito discurso e retórica totalmente sem sentido. E uma inoperância muito grande. Qual o caminho? O caminho é trabalho. É menos conversa e mais trabalho.
Embora considere que a crise é grave, Alckmin evitou defender o impeachment de Lula.
– Eu acho que as investigações precisam continuar. O que há de estranho é se ter o mesmo fato e quatro versões diferentes e nenhuma bate com a outra. Já está na 4ª versão. Há que se explicar. Eu acho que a investigação deve ser feita com profundidade.
Para o governador paulista, há provas suficientes para responsabilizar o governo, mas ele acha que ainda é cedo para se chegar a uma conclusão.
As informações são da Agência O Globo.