clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/08/2005 17h09min

Petistas mostram frustração e choram no plenário

Deputados cobraram explicações da direção do partido

Pelo menos 15 deputados do bloco de esquerda do PT fizeram discursos emocionados no plenário da Câmara na tarde de hoje. Alguns deles não resistiram e caíram no choro, como os deputados Orlando Desconsi (RS) e Walter Pinheiro (BA).

Eles cobraram explicações da direção do partido e leram uma nota em que expressam "seu veemente repúdio ao criminoso esquema de financiamento de campanha progressivamente revelado após sucessivos depoimentos nas CPIs, sobretudo nessa data. Tais procedimentos afrontam a ética no política, traem a esperança de mais de 52 milhões de votos concedidos em 2002 e frustram a realização dos verdadeiros compromissos assumidos pelo PT em sua trajetória".

O grupo exigiu a convocação do diretório nacional do partido para tomar medidas enérgicas contra os envolvidos nas denúncias, pediu o afastamento de todos os parlamentares cujos nomes constam da lista de sacadores das contas das empresas de Marcos Valério, suposto operador do mensalão, e dos integrantes de CPIs que teriam dado falso testemunho.

O grupo também anunciou que entregará todas as vice-lideranças do partido. O deputado Ney Lopes (PFL-RN), que assistia a tudo, não perdeu a oportunidade para provocar os adversários.

– Estamos assistindo ao velório do PT.

Veja, abaixo, quem são os parlamentares que assinaram a nota:

Senadores Ana Júlia, Cristovam Buarque, Eduardo Suplicy e Sautirno Braga; e deputados Chico Alencar, Maria Maninha, Iara Bernardi, Walter Pinheiro, Gilmar Machado, Guilherme Menezes, Ivan Valente, Paulo Rubens Santiago, João Grandão, Luiz Alberto, Dra Clair, André Costa, Antônio Biscaia, Orlando Fantazzini, João Alfredo, Nazareno Fonteles, Rosinha, Mauro Passos, Orlando Desconsi e Paulo Zimmerman.

Com informações das agências O Globo e Brasil.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.