| 10/08/2005 10h30min
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, descartou há pouco a existência de crise na aviação civil brasileira. Ele está reunido com parlamentares da bancada do Nordeste no restaurante da Câmara dos Deputados, em Brasília, discutindo o desempenho e as políticas para o setor. Segundo Walfrido, as empresas aéreas que passaram por dificuldades no início do ano já se recuperaram e estão investindo no crescimento comprando novas aeronaves.
Para comprovar essa recuperação, o ministro citou números que apontam o aumento de 18% dos desembarques domésticos ocorridos entre janeiro e junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, e de 15,1% dos desembarques internacionais. Dados do Departamento de Aviação Civil (DAC), divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), mostram que o mês de julho registrou o melhor índice no movimento de passageiros em vôos domésticos desde 2001, quando a demanda cresceu 26% em relação ao mesmo mês em 2004.
Mais de 3,4 milhões de passageiros foram transportados em julho de 2005 entre destinos nacionais, contra 2,7 milhões em 2004. No período de janeiro a julho de 2005, a expansão foi de 16%, comparado ao mesmo período de 2004.
O ministério também espera que o Brasil bata recordes na arrecadação com turismo neste ano. A estimativa é que o setor movimente cerca de US$ 5 bilhões (aproximadamente R$ 12,5 bilhões), mais do que o dobro do registrado em 2002 – último ano do governo Fernando Henrique Cardoso.
As informações são da Agência O Globo.