| 02/08/2005 15h26min
Começou há pouco o depoimento do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado depõe na condição de testemunha no processo que analisa acusação de quebra de decoro parlamentar do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).
O presidente do Conselho Ricardo Izar (PTB) declarou aberta a reunião de depoimento logo após as 15h. Em seguida, parlamentares discutiram a possibilidade de suplentes virem a questionar Dirceu, o que não foi decidido.
Nesta manhã, o advogado de Dirceu, José Luiz Oliveira, disse que o ex-ministro está tranqüilo e que falará a verdade em suas explicações. Oliveira assegura que o ex-ministro não se intimidará com a presença de Roberto Jefferson no plenário do Conselho de Ética.
Jefferson está sentado na primeira fila da sala. O deputado acusa Dirceu de comandar o suposto esquema de pagamento de mesadas, o mensalão, a deputados da base aliada. Pelo regimento da Casa, o petebista poderá usar a palavra durante 10 minutos. A expectativa é de que Dirceu não deixe nenhuma provocação sem resposta, especialmente eventuais enfrentamentos propostos por Jefferson.
O clicRBS divulga todos os detalhes da sessão minuto a minuto. Os internautas poderão também, por meio de um mural, deixar suas opiniões sobre as declarações de Dirceu e a performance dos deputados que comparecerão à sessão.