| 29/07/2005 12h25min
O Conselho de Ética de Ética da Câmara enviou ofício ao deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) cobrando dele os nomes dos parlamentares que integram o Conselho e que seriam beneficiados com o mensalão. O ofício é assinado pelo presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), que atendeu a pedido do relator, Jairo Carneiro (PFL-BA).
O Conselho de Ética resolveu enviar o pedido a Roberto Jefferson depois que ele divulgou uma nota no dia 7 de julho na qual afirma que membros do Conselho estariam recebendo o mensalão. Na nota enviada à CPI dos Correios, Jefferson disse que em entrevista no programa de Jô Saores referiu-se aos parlamentares da CPI, quando na verdade queria se referir aos integrantes do Conselho de Ética, como sendo os supostos beneficiados do mensalão.
Na nota, Jefferson citou o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), o deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), o líder do PL, Sandro Mabel (GP), e o ex-líder do PP Pedro Henry (MT) como recebedores do mensalão. No entanto, nenhum dos quatro faz parte do Conselho de Ética, que agora quer que Jefferson explique se estava se referindo apenas a esses quatro deputados ou a outros membros do Conselho.
"Quem são os deputados do PP e do PL que se beneficiaram do pagamento do mensalão?", indaga o ofício, que pede ainda que, em caso positivo, "ofereça ao Conselho de Ética as provas de sua afirmação ou indique os meios de prova".
Roberto Jefferson já chegou a dizer que 80 parlamentares do PP e do PL recebem o mensalão.
As informações são da Agência O Globo.