| 21/07/2005 19h39min
Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, está predestinado a ser candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul. O recado foi dado hoje no anúncio da substituição do gaúcho e de outros dois ministros, no Palácio do Planalto.
– Embora o companheiro Olívio Dutra seja teimoso e diga que não é candidato a governador do Rio Grande do Sul, por tudo o que eu ouço das bases gaúchas, eu acho que ele está predestinado a ser o candidato a governador do PT – declarou o presidente.
Na última semana, Olívio havia dito à Rádio Gaúcha que não autoriza ninguém a lançar sua candidatura. A afirmação do presidente foi feita diante dos também ministros Tarso Genro e Miguel Rossetto, também cogitados para a disputa estadual.
Lula não escondeu o desconforto que surgiu com a substituição de Olívio por Márcio Fortes de Almeida, indicação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP), e destacou a amizade com o ex-governador gaúcho.
– Esse é um companheiro hors concours de primeira hora do PT, companheiro lá dos anos 70 – disse o presidente.
O presidente acrescentou que os dois têm uma relação mais estreita do que a de irmãos e brincou "a gente só não entrelaça os nossos bigodes".
Além de Fortes de Almeida, tomaram posse Nelson Machado no lugar de Romero Jucá na Previdência, e Sérgio Rezende no lugar de Eduardo Campos, na Ciência e Tecnologia.
Lula afirmou também que Romero Jucá, que deixa o cargo de ministro da Previdência e será substituído pelo secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Nelson Machado, está "afiando as botas" para ser "candidato a alguma coisa no Estado de Roraima."
Com informações da Rádio Gaúcha.