| 21/07/2005 11h56min
O ministro das Cidades, Olívio Dutra deve deixar o governo oficialmente na tarde de hoje. O anúncio está previsto para as 16h30min, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve empossar Márcio Fortes de Almeida, atual secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento. O nome é uma indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE).
A troca causa revolta nos assessores mais próximos de Olívio, nos movimentos sociais e em políticos gaúchos. O Chefe de Gabinete do Ministro das Cidades, Dirceu Lopes, confirmou a saída de Olívio e lamenta que a pressão de entidades organizadas não surtiu efeito no governo.
– Na verdade, o governo entendeu que necessita fazer maioria no Congresso. Desta forma, rifa um dos principais ministérios para o desenvolvimento urbano do país – analisa.
O trabalho de Olívio começou a balançar quando das denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). O ex-governador do Rio Grande do Sul disse que o PT pagava o preço pelas más companhias. A declaração não agradou ao Palácio do Planalto.
Com informações da Rádio Gaúcha e Agência O Globo.