| 20/07/2005 11h26min
O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares já está prestando depoimento na CPI dos Correios. Durante uma breve apresentação pessoal no começo da sessão de hoje, o petista negou participar do mensalão e confirmou a existência de um caixa dois no partido.
Com tem um habeas corpus preventivo, Delúbio não poderá ser preso caso deixe de responder a perguntas de deputados e senadores. O ex-tesoureiro é acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser um dos operadores do suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares.
– Não existe pagamento de mesada do PT a qualquer parlamentar brasileiro. Me senti na obrigação de esclarecer as denúncias: usei dinheiro não declarado para financiar campanhas eleitorais – explica.
Ontem, a executiva nacional do PT rejeitou a proposta de suspender Delúbio do partido por 60 dias, como punição pelo esquema de R$ 39 milhões para financiar campanhas. O ex-tesoureiro admitiu que os empréstimos obtidos pelo publicitário mineiro Marcos Valério eram repassados ao partido.
Com informações das agência O Globo, Câmara e Senado.