| 19/07/2005 22h07min
O Ibope divulgou hoje uma pesquisa que aponta que 42% dos cidadãos pesquisados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula corre o risco de perder seu mandato. O levantamento indica que 48% crêem no contrário, e 10% não sabem ou não opinaram. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 143 municípios do dia 14 ao dia 18 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O presidente Lula está totalmente envolvido nas denúncias de corrupção para 14% dos pesquisados. De acordo com a pesquisa, a aprovação do governo está em 54%, enquanto desaprovam o governo 38% dos entrevistados. Em uma pesquisa feita em março, 58% dos entrevistados aprovavam o governo Lula. Em junho, depois da divulgação das denúncias do mensalão, o índice foi para 55%.
O percentual daqueles que diziam confiar no presidente caiu de 60% para 53% entre março e julho, enquanto a parcela dos que diziam não confiar ascendeu de 34% para 42%.
O Ibope também perguntou: qual entidade mais tem recebido denúncias de corrupção nas últimas semanas? O PT foi o mais citado com 38%. Em seguida, aparecem os Correios com 30% de citações. A Câmara dos Deputados surge em terceiro lugar com 14%. O governo federal é o quarto da lista com 4%.
O Ibope perguntou ainda se os entrevistados tomaram ou não conhecimento de alguma denúncia de corrupção nas últimas semanas. No total, 72% responderam que tomaram conhecimento. Sobre o envolvimento dos citados até agora em denúncias de corrupção, 46% consideram que o ex-ministro José Dirceu está totalmente envolvido. Acreditam no envolvimento de Delúbio Soares 56% dos questionados. A maioria dos deputados do PTB está totalmente envolvida para 35% dos pesquisados. A maioria dos deputados do PL têm relação com as denúncias para 30%. Já para 29%, a maioria dos deputados do PP estaria comprometida com o esquema.