O deputado estadual Raul Pont (PT-RS), candidato à presidência nacional do partido, criticou hoje a manutenção do tesoureiro afastado da sigla Delúbio Soares nos quadros petistas. A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do PT nesta tarde.
Para Pont, a decisão é equivocada.
– Já está demonstrado que o ex-tesoureiro traiu a confiança da direção partidária conforme suas próprias declarações à imprensa – disse.
Delúbio Soares depõe a partir das 10h desta quarta na Comissão Parlamentar mista de Inquérito (CPI) dos
Correios. Em entrevista na semana passada ao Jornal Nacional, Delúbio confirmou a existência de caixa
dois nas campanhas petistas, além de falar sobre empréstimos tomados junto a empresas do publicitário Marcos Valério de Souza.
A esquerda do PT havia sugerido a expulsão ou suspensão de Delúbio por 90 dias. A permanência de Delúbio no PT foi aprovada na Executiva, com 11 votos a favor de sua permanência e 7 a favor da suspensão por 90 dias, até que a comissão de ética julgue se ele deve ou não ser expulso do partido. Os sete votos a favor da suspensão de Delúbio foram dados por integrantes da esquerda do partido.
O presidente do PT, Tarso Genro, teria votado com a esquerda pela suspensão de Delúbio. O novo secretário-geral, Ricardo Berzoini, e o novo secretário de comunicação, Humberto Costa, teriam votado contra a suspensão de Delúbio.
Com informações da agência O Globo.