clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/07/2005 21h03min

Novo ministro da Saúde suspende 80 portarias baixadas por Costa

Saraiva disse que medida não desautoriza ex-ministro, nem questiona mérito

O novo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, anunciou hoje que vai suspender por 30 dias as cerca de 80 portarias baixadas por Humberto Costa nos últimos dias de sua gestão que, somadas, constituiriam um gasto extra do ministério de cerca de R$ 1 bilhão. Essas portarias envolvem reajuste de valores de procedimentos médicos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e inclusão de novos procedimentos. As 80 portarias foram baixadas entre os dias 4 e 8 de julho.

– Não que eu esteja questionando o mérito, mas é porque a decisão foi tomada de afogadilho e de alguma forma pode engessar a minha capacidade de governabilidade do orçamento do ministério. Não estou desautorizando o ministro (Costa), tanto que não estou cancelando as portarias – afirmou.

Em seu discurso de posse, o novo ministro disse compreender a necessidade de cerrar fileira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para superar "esse grave momento por que passa a nação brasileira". O novo ministro disse reconhecer que chegou ao ministério pelas mãos da política, num esforço para garantir a governabilidade e sair da crise.

O peemedebista disse que pretende dar continuidade aos programas iniciados por Humberto Costa e planeja "aprimorar alguns deles", como o Farmácia Popular e a distribuição de medicamentos na rede pública. Ele disse ainda que pretende mobilizar a sociedade em defesa do SUS e criar um programa especial para garantir mais qualidade de vida aos idosos.

A cerimônia foi prestigiada por colegas do PMDB, como o presidente do Senado, Renan Calheiros, o líder do partido no Senado, Ney Suassuana (PB), e ministros como Jaques Wagner e Luiz Dulci.

AS informações são da agência O Globo.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.