| 11/07/2005 07h39min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje as ações do governo na Educação. Ao falar no programa Café com o Presidente, Lula disse entender que os recursos aplicados na área devem ser tratados como investimentos e não como gastos
– Eu carrego esta convicção comigo. Nós estamos pulando de R$ 30 bilhões para R$ 50 bilhões de investimentos na educação. E vamos pegar até a formação profissional do jovem, que é para garantir que daqui a 10 ou 15 anos tenhamos uma nação mais estruturada – ressaltou.
Durante o programa quinzenal de rádio, Lula lembrou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) vai permitir um maior acesso da população à educação além de melhorar a formação e o salário dos professores. O Fundeb, criado para substituir o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), está em análise no Congresso Nacional.
Sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), o presidente disse que a proposta "marca definitivamente um novo patamar de educação no Brasil". O principal ponto de destaque é garantir o acesso da população de baixa renda ao ensino superior
– Da mesma forma que nós estamos aumentando os campi, estamos fazendo extensões das universidades federais, estendendo um braço dela para o interior. Nós estamos fazendo 31 extensões – lembrou.
O ProUni concede bolsas de estudos integrais e meia-bolsa para estudantes de cursos de graduação e cursos seqüenciais de formação específica. As instituições privadas de ensino que aderirem ao programa – com bolsas para alunos – terão a contrapartida de isenção fiscal. O aluno que desejar concorrer ao ProUni precisa ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com informações da Agência Brasil.