| 17/06/2005 22h02min
Em busca dos seus primeiros pontos fora de casa, o Avaí entra em campo neste sábado, dia 18, às 16h, com o Paulista, em Jundiaí. A partida, válida pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, terá transmissão da TVCOM (canal 36 da Net) e CBN/Diário e será acompanhada pelo Minuto A Minuto do clicRBS.
Além de tentar pontuar fora de casa pela primeira vez na atual edição da Segunda Divisão, o Leão também tenta se recuperar da sua primeira derrota em casa, por 1 a 0, no último domingo para o Vitória na Ressacada.
Na sexta colocação com 12 pontos, o técnico José Galli Neto aposta a suas fichas em uma nova dupla de ataque para tentar sair do interior paulista com os três pontos. A dupla ofensiva será formada por Samuel e Ricardo Xavier, que está atrás do seu primeiro gol com a camisa azurra.
Xavier entra no lugar do principal artilheiro do Leão na temporada, o centroavante Fábio Oliveira, que já anotou nove gols, três deles pela Série B. O jogador foi poupado dos treinos por causa de dores nas costas e vai começar o confronto no banco de reservas.
– Ele (Xavier) tem entrado bem nos jogos, é um jogador mais rápido, de maior movimentação. O Oliveira é mais jogador de referência, então o Ricardo vai fazer essa função, preenchendo o espaço de chegada e fazendo a finalização. O complemento final é dele – disse Galli Neto.
Para Xavier, jogar ao lado de Samuel não será novidade neste sábado:
– Eu já conheço o Samuel, observei a movimentação dele em outros jogos. Ele puxa bastante a jogada de linha de fundo para poder cruzar a bola na área, eu centralizo bastante também dentro da área para finalizar, então não vai ter problema – disse o atacante, que já atuou ao lado de Samuel no Atlético, de Sorocaba (SP), em 2003.
Enquanto o Avaí segue na zona de classificação, o Paulista segura a lanterna da Série B, no 22º lugar, com oito pontos. Como a prioridade da equipe é a disputa do título da Copa do Brasil contra o Fluminense, o time de Jundiaí deverá entrar em campo uma formação mista, para poupar os principais jogadores para a decisão do torneio nacional.
O grupo comandado por Vágner Mancini venceu apenas uma partida pela Série B e não ganha um jogo há cinco rodadas. O treinador faz mistério e não adianta a escalação contra o Leão.
– Eu ainda não sei. Existe a possibilidade de poupar atletas, mas eu não tenho um elenco tão grande. Preciso estudar essa questão e pode ser que eu tire alguns jogadores do time – disse.
O Paulista ainda corre o riso de ficar em situação mais complicada na Série B, já que será julgado pela confusão contra o Grêmio, no último dia 11, e poderá perder seis pontos. No jogo realizado em Porto Alegre, vencido pelo time gaúcho por 2 a 1, o atacante André Leonel entrou em campo no decorrer da partida com a camisa 18, cuja inscrição era de Jefferson, que sequer estava relacionado para o jogo devido a uma contusão.
– O erro foi do quarto árbitro, responsável pelo preenchimento da súmula. Mas houve a correção no momento do jogo e feita, após o jogo, uma observação do ocorrido – assegura o presidente Eduardo Palhares, que está confiante na absolvição do clube.
Com informações do Diário Catarinense.