| 11/06/2005 18h02min
O Grêmio venceu dentro de casa e volta a subir na tabela de classificação da Série B do Brasileirão. O time recebeu o Paulista neste sábado à tarde, dia 11, e faturou o confronto por 2 a 1, no Estádio Olímpico. Os gols foram assinalados por Marco Aurélio, de pênalti, no primeiro tempo, e por Anderson, em uma jogada individual fantástica. A equipe de Jundiaí descontou com André Leonel, na etapa final, cabeceando uma cobrança de escanteio.
O fator determinante para a vitória começou pela defesa tricolor. Bem posicionada, segura e com uma atuação firme dos volantes Douglas Silva e Nunes, que receberam também o auxílio de Bruno. No apoio ao ataque, o destaque foi o lateral-direito Patrício, que deu uma importante contribuição ao time. Marco Aurélio conseguiu dar boa mobilidade ao meio-campo, servindo Anderson e Pedro Júnior.
Mas o Paulista, finalista da Copa do Brasil, veio a Porto Alegre determinado a dar trabalho à equipe de Mano Menezes. Entretanto, levou o primeiro gol aos 20 minutos. Depois de uma jogada aguda, Patrício invadiu a área pela direita, na linha de fundo, e foi derrubado. Marco Aurélio se apresentou para a cobrança e abriu o placar no Olímpico.
O goleiro Galatto mal teve de trabalhar na primeira etapa. Foi sujar o uniforme só nos acréscimos, quando espalmou uma cobrança de falta venenosa de Juliano.
O tricolor voltou a campo para os 45 minutos finais com a mesma formação e conseguiu surpreender o time de Jundiaí logo no início. Anderson desequilibrou e ampliou a vantagem gremista aos 5 minutos. Tomou a bola no meio-campo e aplicou meia-lua no marcador para disparar livre pelo em direção ao gol. Depois de entrar na área, apenas se preocupou em bater fora do alcance do goleiro Rafael.
O técnico Vágner Mancini ainda viu o time ficar com um a menos em campo com a expulsão de Dema, que deu uma cotovelada em Anderson depois que o lance já havia sido paralisado. Só que foi justamente na seqüência que o Paulista marcou. Aos 26 minutos, depois de uma cobranca de escanteio, André Leonel cabeceou à meia altura, no canto direito de Galatto, que não conseguiu alcançar.
O Grêmio, que ainda colocou pressão no Paulista, fez alterações e promoveu a estréia de Júlio Rodriguez no time, entrando no lugar de Marco Aurélio, bem como a do recém-contratado Osmar na vaga de Pedro Júnior. A baixa para a próxima rodada da Série B, contra o Anapolina, é o zagueiro Domingos, que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão automática.
• A galeria de fotos da partida