| 12/06/2005 10h50min
O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou, na noite de sábado, dia 11, nota em resposta às novas declarações do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), publicadas na edição deste domingo no jornal Folha de S.Paulo. O comunicado do partido diz que as acusações são falsas e repetidas.
Na entrevista, Jefferson afirma que discutiu a distribuição de cargos no governo em reuniões, no Palácio do Planalto, com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o presidente nacional do PT José Genoino, o secretário nacional de Finanças, Delúbio Soares, o secretário-geral, Silvio Pereira, e secretário de Comunicação, Marcelo Sereno.
O deputado também diz que o dinheiro utilizado pelo PT para pagar supostas mesadas a parlamentares (o mensalão) vinha de empresas e estatais. Apesar de afirmar que não ter provas, o deputado diz que o dinheiro chegava a Brasília em malas e seria distribuído por Delúbio Soares, o publicitário Marcos Valério e o líder do PP na Câmara, José Janene (PR).
Leia a íntegra nota divulgada pelo PT:
"A edição da Folha de S. Paulo de domingo (12/06/05) traz nova entrevista com o senhor deputado Roberto Jefferson, na qual ele volta a reiterar acusações contra o PT e seus dirigentes. Sobre as referidas acusações o PT, em respeito à opinião púbica e à sociedade, tem a esclarecer o seguinte:
1 – O Deputado Roberto Jefferson repete as mesmas acusações falsas contra o PT, inventa situações e supostos detalhes e, como sempre, não apresenta provas - confessando, inclusive, não as ter. Roberto Jefferson quer transformar uma mentira em verdade. De nossa parte, reafirmamos que o PT não tem nada a ver com o pagamento de mensalidades para deputados e com qualquer outro comportamento ilegal ou ilícito. Queremos que todas as acusações sejam investigadas e o PT e seus dirigentes se colocam à disposição de qualquer órgão de investigação para que as acusações sejam esclarecidas.
2 – O PT nega qualquer relação institucional ou extra-institucional com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
3 – O PT adotará todas as medidas legais para que o senhor Roberto Jefferson responda perante a lei por suas falsas acusações e pelos seus irresponsáveis atos. Esclarecemos que mantemos a mesma relação respeitosa com o conjunto do PTB, bem como com todos os demais partidos.
4 – Nossa história vinculada às lutas sociais, à ética e à justiça social fez do PT um sólido instrumento de combate à corrupção. Não serão acusações falsas - emitidas por alguém que se encontra em situação de desespero por ter que responder perante a sociedade e à Justiça pela sua conduta pública inadequada - que mancharão uma história de 25 anos de luta e compromisso com a moralização da vida pública.
5 - O PT manifesta a convicção de que o Congresso, a Justiça e demais órgãos públicos de investigação saberão fazer um trabalho eficaz para estabelecer a verdade dos fatos. Neste momento, o que existe são provas documentais contra o deputado Roberto Jefferson e acusações sem provas desse mesmo deputado contra o PT, partidos da base aliada e contra o governo Lula. O deputado Roberto Jefferson quer passar a ser o acusador para tentar esconder sua condição de acusado.
6 – O PT agirá com a firmeza e a segurança de quem é depositário da confiança de grande parte da sociedade e conclama seus filiados, militantes e simpatizantes a defenderem o patrimônio histórico do partido e os valores éticos construídos ao longo destes 25 anos.
José Genoino – Presidente Nacional do PT
São Paulo, 11 de junho de 2005."