| 05/06/2005 18h25min
A catarinense Lorena Valente e o paranaense Moacir Santos Filho foram os campeões da principal categoria, a dos 18 anos, da segunda etapa do circuito Unimed de Tênis, na cidade de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Neste domingo, dia 5, Lorena derrotou Belisa de Brito (PR) por duplo 6/3 e Moacir Santos conquistou o título com a vitória sobre Fernando Fittipaldi (RS) por 6/3 e 6/0.
Com o troféu na mão, Moacir conta que já pensou em desistir da carreira de tenista, mas agora se sente motivado a encarar as dificuldades no mundo profissional.
– Quando tinha 12 anos, queria ser profissional, aos 16, caí na realidade e comecei a pensar em fazer universidade nos Estados Unidos. Agora, nessa temporada, depois de três títulos e outros bons resultados, já não estou tão certo do que vou fazer. Acho que quero retomar meu sonho e ser profissional, e um dia jogar em Roland Garros, não importa o resultado. A única certeza que tenho até agora é que realizar meu sonho não depende só de mim, mas também de fatores econômicos – disse o paranaense.
Na categoria dos 12 anos, Thiago Pinheiro (SP) foi o campeão após vencer Mario Littieri (PR) por 6/0, 1/6 e 6/3. No feminino, a vencedora foi a gaúcha Martina Yurgel, que teve que quebrar uma série de seis derrotas para a conterrânea Gabriela Ce para levantar o troféu neste domingo. O sétimo duelo entre as duas marcou a primeira vitória de Yurgel sobre a traidicional rival, por 6/2 e 7/5.
João Vitor Fernandes (MT) venceu nos 14 anos com a derrota sobre Bernardo Lipschitz (RJ) por 6/3 e 6/4.
No feminino, deu a catarinense Mariel Maffezzolli que bateu Giovanna Portiolli (PR) por 6/4, 0/6 e 7/5.
Nos 16 anos, Fernando Romboli (SP) conquistou seu primeiro troféu em um circuito nacional em 2005, depois de ganhar um jogo duro e equilibrado contra Henrique Cunha (SP) por 4/6, 6/3 e 6/4.
Entre as meninas, Nathália Rossi (SP) superou Lara Rafull (SP) por 6/3, 4/6 e 6/1 e segue na liderança do ranking nacional.
O Circuito Unimed segue agora para Vitória, no Espírito Santo, depois passa por Campinas (SP), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC) e termina com o Masters no Rio de Janeiro (RJ).