| 01/06/2005 21h21min
A Bolívia ficou isolada de quatro países vizinhos nesta quarta, dia 1º, por causa dos bloqueios de estradas, à espera de os deputados se reunirem no Congresso em La Paz para solucionar a atual crise, em meio a um forte clima de polarização na Casa.
O Serviço Nacional de Estradas informou à que as interrupções na ligação entre a Bolívia e os vizinhos Argentina, Peru, Chile e Paraguai aumentaram em seis dos nove departamentos do país nas últimas horas. Ao todo, há 41 bloqueios de estradas.
Os bloqueios são levantados por manifestantes, em sua maioria camponeses, que pedem a convocação de uma Assembléia Constituinte e a estatização dos hidrocarbonetos. Os manifestantes puseram pedras para interromper o tráfego nas duas estradas que ligam La Paz ao Santuário de Copacabana e a Desaguadero, pontos de entrada no território peruano às margens do lago Titicaca.
O mesmo acontece com a estrada entre La Paz e a localidade de Tambo Quemado, na fronteira com o Chile. Além disso, um bloqueio entre os departamentos de Potosi e Tarija, no sul do país, impede a ligação com a Argentina. Em Tarija também foi interrompida a ligação com o Paraguai.
A única fronteira que não sofreu bloqueios foi com o Brasil, nos departamentos de Santa Cruz, Pando e Beni. Estão crescendo ainda os bloqueios em Cochabamba, La Paz e Sucre. A
s informações são da agência EFE.