| 27/05/2005 22h18min
Um argentino procurado pela Justiça brasileira por 12 seqüestros foi detido em uma luxuosa casa de Mar del Plata – um dos principais centros turísticos da Argentina. Alberto Galvalisi, 53 anos, conhecido como El Gringo, foi detido nesta quinta, dia 26, pela polícia local.
O suspeito teria relações inclusive com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Galvalisi, que também é procurado pela Justiça argentina por contrabando, vivia numa casa equipada com um forte esquema de segurança num bairro residencial de Mar del Plata, 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires.
No Brasil, ele é vinculado a pelos menos 12 seqüestros cometidos por uma quadrilha também integrada por brasileiros, portugueses, uruguaios e um libanês. Outros crimes são atribuídos a ele no Uruguai e na Bolívia.
Embora estivesse armado com pistola nove milímetros quando foi detido, El Gringo não ofereceu resistência quando se viu cercado por homens da Unidade Especial de Invesigações do Crime Organizado da polícia da província de Buenos Aires. O detido foi colocado à disposição do juiz de Mar del Plata, Rodolfo Pradas, que aguarda que a Justiça brasileira peça sua extradição.
As informações são da agência EFE.