| 25/05/2005 12h27min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou admirar a trajetória da Coréia do Sul. Em um jantar oferecido pelo seu colega Roh Moo-Hyun, nesta quarta, dia 25, Lula classificou o país asiático como um modelo para ser seguido pelo Brasil.
– O Brasil tem procurado traçar para si mesmo uma trajetória semelhante. Avançamos muito nos planos político e na macroeconomia. Temos um longo caminho a percorrer, no entanto, nos planos tecnológico e social – afirmou.
Como já havia sido divulgado no comunicado conjunto dos presidentes, Lula lembrou que "a atenção da comunidade internacional está voltada para a Península Coreana" para reafirmar que "o Brasil solidariza-se com o empenho do governo do presidente Roh para reduzir as tensões na região". Atualmente, a Coréia do Norte desenvolve um programa nuclear e abandonou as negociações para o desarmamento na região, mantidas por Estados Unidos, Coréia do Sul, Japão, Rússia e China.
– Compartilhamos a convicção de
que será por meio do diálogo e do
engajamento construtivo que se alcançará a reconciliação definitiva do povo coreano – disse Lula.
O jantar encerrou a agenda oficial de Lula na Coréia do Sul. Na quinta, a comitiva brasileira embarca para Tóquio, no Japão, onde o presidente tem agenda oficial até sexta.
As informações são da Agência Brasil.