| 24/05/2005 09h35min
O Brasil e a Coréia do Sul concordaram, nesta terça, dia 24, em intensificar sua cooperação nos setores energético e minerador, como parte da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático. Na reunião, as empresas públicas de eletricidade dos dois países assinaram um acordo de cooperação. As empresas ampliarão o intercâmbio de pessoal e levarão adiante vários planos de desenvolvimento conjunto no setor energético.
Concretamente, as principais empresas petrolíferas do Brasil e da Coréia do Sul examinaram as possibilidades de cooperação, enquanto o grupo siderúrgico sul-coreano Posco abordou a possibilidade de desenvolver em parceria os recursos minerais brasileiros.
No setor da alta tecnologia, a delegação brasileira também reforçou as relações de suas empresas com as da Coréia do Sul, um dos países mais avançados nessa área. A Samsung Electronics manifestou seu desejo de conseguir a venda de US$ 1 bilhão no mercado brasileiro para este ano. Atualmente, a empresa mantém duas fábricas no Brasil e, no ano passado, vendeu cerca de US$ 600 milhões ao país em produtos eletrônicos.
O presidente do Brasil pretende encontrar-se na quarta com seu colega sul-coreano para abordar diversos temas bilaterais e examinar a crise deflagrada no Extremo Oriente em razão da decisão da Coréia do Norte de produzir armas nucleares.
As informações são da agência EFE.