| 10/05/2005 10h
Começou com atraso de uma hora a cerimônia de abertura da Cúpula América do Sul-Países Árabes, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz o discurso que marca o início da reunião no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Na mesma cerimônia, farão palestras os presidentes da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, representando a Liga Árabe; e do Peru, Alejandro Toledo, representando a Comunidade Sul-americana de Nações; e o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa. Os ministros Antonio Palocci, da Fazenda; Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia; José Alencar, da Defesa; Tarso Genro, da Educação; Aldo Rebelo, da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais; Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social; Humberto Costa, da Saúde; e Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, estarão presentes à solenidade.
Em seguida, o presidente Lula e os chefes de Estado e de Governo se deslocam para o Hotel Blue Tree Park onde participam da primeira reunião plenária, seguida de almoço oferecido pelo governo brasileiro. O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, estará presente ao encontro. A segunda reunião de trabalho entre os presidentes sul-americanos e árabes será realizada às 15h30min, também no Hotel Blue Tree Park. À noite, Lula homenageará os chefes de Estado e de governo participantes da Cúpula com uma recepção no Itamaraty.
As informações são da Agência Brasil.